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Saiba como preparar estratégias de marketing digital para sua empresa na crise do Coronavírus Covid-19. É nosso dever manter o Brasil funcionando no grau máximo possível!

Todos os nossos negócios estão enfrentando tempos difíceis, à medida que o impacto econômico do Coronavírus começa a aumentar. E diante de desafios como esse, é hora de recorrer as técnicas de marketing digital para sobreviver e ao mesmo tempo encarar esse momento nunca visto antes pela humanidade.
Em outras palavras, prepare sua empresa a longo prazo. Prepare seus colchões metafóricos para os soldados da sua empresa dormirem enquanto esperam a batalha. Precisamos trabalhar com mais inteligência e estar prontos para enfrentar os desafios futuros.

Pedimos que todos que puderem manter remunerações a microempresas, profissionais autônomos, empregados domésticos, façam, pois a situação deles é a mais delicada, ainda que a entrega venha no momento possível. É responsabilidade de todos nós manter o Brasil funcionando no grau máximo possível.
  1. Invista em presença digital - Antes de pensar em estratégias digitais, avalie a maturidade atual da sua empresa na internet. Se ela já está nas principais redes sociais, mas não tem um site, este é um bom momento para dar esse novo passo. Além de evitar sair, as pessoas estão mais conectadas do que antes. Na prática, o digital é o que sobrou em meio a todas as restrições físicas.
  2. Conheça o seu público - Conhecer seus clientes e seguidores é essencial para definir qualquer estratégia. Isso envolve desde mapear as redes sociais que eles mais usam até conhecer seus hábitos e preferências. Quando você entende bem esses comportamentos, fica mais fácil desenhar estratégias e definir os canais e a linguagem adequada. 

    Para isso, vale começar recorrendo a uma ação simples: fazer perguntas a eles. A capacidade de ouvi-los individualmente é uma das grandes vantagens das pequenas empresas em relação às grandes. 
  3. Ofereça conteúdos de valor - Um dos pilares do marketing digital é oferecer conteúdo aos clientes sem a intenção de venda imediata, apostando na construção de um relacionamento que, depois, poderá trazer frutos. A estratégia é ainda mais importante nesse momento, já que eles, assim como você, estão preocupados com a pandemia. 

    O que as pessoas mais estão buscando neste momento é um pouco de conforto e uma forma de diminuir as incertezas. Por isso, é a hora de pegar ainda mais leve nas estratégias e acreditar que toda as empresas têm potencial de colaborar de alguma forma. O fortalecimento da marca virá como consequência. O cliente de uma academia não deixou de querer ficar em forma. Se eu sou dono de uma, posso fazer lives e postar aulas no Instagram, ajudando a resolver essa dor sem tentar vender. Quando a situação se acalmar, as pessoas se lembrarão dessa ajuda.

    Já se você seguir o caminho contrário, usando a situação como estratégia de venda, soará como oportunismo e prejudicará ainda mais sua empresa. Para quem vendia por pontos físicos e ainda não tem e-commerce, a dica é começar ingressando em um marketplace ou plataforma de loja virtual, que já oferece uma estrutura funcional. Além das vendas, a internet é fonte de conteúdo para entender como agir nesse momento. Você pode desde pesquisar para entender como estão seus concorrentes até recorrer ao Google Trends para ver o que as pessoas estão procurando.
  4. Humanize sua marca - Compartilhar os bastidores do seu negócio também pode ajudar a se conectar melhor com os clientes – e servir de base para apoiá-los. Na Carcará, por exemplo, nós colocamos todos os funcionários em home office e compartilhamos um guia sobre isso para quem quiser aprender. No caso de restaurantes atendendo por delivery, é interessante mostrar que cuidados têm sido tomados na cozinha para evitar contaminações.

    Vale ainda compartilhar as dores do negócio, como o desafio de pagar as contas. As pessoas têm um carinho por negócios locais. Se você não consegue vender agora, pode lançar um voucher para depois. Vender um voucher de R$ 10 por R$ 7 é uma estratégia de marketing e pode ajudar muito o fluxo de caixa.
  5. Invista na geração de leads - Em linhas gerais, leads podem ser definidos como pessoas (ou empresas) que entraram em contato com sua empresa e têm potencial para se tornarem clientes. Mesmo que eles não fechem negócio agora, ter essa base de pessoas pode gerar resultados no médio e longo prazo. Uma das formas comuns de gerar leads é oferecer algo de valor, como um conteúdo, por meio de um cadastro. Se você tiver o contato dos clientes, será muito mais fácil construir o relacionamento.
  6. Considere investir em anúncios online - Embora a construção de relacionamento a longo prazo seja importante, estratégias de curto prazo ajudam a ganhar fôlego neste momento. Uma das possibilidades é investir em anúncios em plataformas online, como o Google e as próprias redes sociais.

    Só colocá-los no ar, porém, não garante resultados. Não adianta colocar anúncios se você não estiver medindo os resultados e não souber o quanto eles refletem em vendas. Para quem está começando, ele recomenda ter cuidado e começar devagar. E nada melhor do que ter um site para receber seu potencial cliente e ele ter uma visão ampla de tudo o que você pode realizar por ele!!!
  7. Defina objetivos – e meça os resultados - Para que os anúncios, a comunicação ou qualquer outra estratégia dê certo, é preciso antes ter definido bem os seus objetivos. Aquela máxima de que se você não sabe para onde ir, qualquer caminho funciona é válida nesse contexto. A análise de dados é especialmente útil nessa hora, ajudando a definir os pontos fortes e fracos e a mapear as próximas decisões. E temas como esse já deveriam estar no radar das empresas mesmo antes da pandemia.
  8.  Acompanhe as mudanças de comportamento - A urgência de evitar a disseminação do coronavírus pelo mundo fez com que ele se tornasse pauta em todos os lugares, da internet à televisão. Com o tempo, a tendência é que haja uma saturação. Todos já vão saber como é a prevenção, o tratamento e o que está ou não acontecendo e vão começar a tentar viver uma vida normal. Este será o momento com mais oportunidades para o digital. Vai ter mais gente online e muito do que elas fariam fora de casa vão fazer dentro. E ai o site da sua empresa está pronto para esse momento?!!!

Aqui estão cinco etapas que você pode seguir para preparar sua atividade de marketing durante essa crise do Coronovírus:

Siga esses 5 passos e você terá grandes resultados.

  1. Fique ainda mais visível diante do seu mercado-alvo por meio do seu website
  2. Esteja sempre ranqueado nas buscas do Google e trabalhe de maneira inteligente para manter sua base de clientes existente
  3. Concentre-se em gerar conversões que venham garantir ações futuras por meio de multimídia
  4. Medir, medir, medir
  5. Teste, aprenda, teste, reaprenda e etc…
Cuide-se, cuide da sua marca e – juntos – todos nós vamos superar isso sem nenhuma dúvida.

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